sábado, 14 de setembro de 2013

Alporque / Air layer

Viva!

Uma das técnicas utilizadas para propagação de uma árvore é o alporque. Desta forma consegue-se uma ou mais árvores num menor espaço de tempo do que recorrendo por exemplo ao plantio de sementes. Este processo deve ser realizado na Primavera ou inicio Verão e dependendo da espécie os resultados poderão surgir de 1 mês a vários.


One of the techniques used to spread of a tree is air-layer. Thus can one or more trees in a shorter time than using eg the planting of seeds. This process should be done in spring or early summer depending on the species and the results may arise from 1 month to several.


Remoção da casca em forma de anel


O material a colocar em redor do anel deve ser de fácil abosrção de água, escolhi o musgo dado que mantém a humidade constante

Envolvido com película aderente. Poderá ser coberto com plástico preto para proteger as futuras raízes.

Aparecimento das raízes. Quando a cor destas começa a ficar de um tom alaranjado/acastanhado está na altura de proceder ao corte da nova árvore.

Opto sempre por plantar com o "bolo" do musgo de forma a não danificar as tenras raízes. No próximo transplante poderei fazer a seleção das mesmas.

Já plantado em vaso com bastante espaço para pleno desenvolvimento das raízes.



Sem comentários:

Enviar um comentário